ERRATA DA CONVOCATÓRIA LXVI FÓRUM PERMANENTE DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A Associação de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado Rio de Janeiro - ACTERJ, a Regional Leste e o Conselho Tutelar do Município de Maricá, convocam os (as) Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, a participarem do:
LXVI Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro
Tema: Procedimentos e Princípios no Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Ameaça ou Violação de Direitos.
Lema: Basta Violência, Crueldade e Opressão Contra Crianças e Adolescentes!
Data: 07 a 09 de abril de 2017
Local: Cine Club Henfil – Rua Alferes Gomes, 390 – Eldorado – Maricá
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – 07.04.2017
08:00 – Chegada e credenciamento
09:00 - Igualdade de condições para acesso e permanência na escola: enfrentamento ao bullyinge à evasão escolar
• Inês Barbosa de Oliveira – Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora do ensino fundamental por 15 anos. Atualmente é professora associada da Uerj e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atua no campo de estudos do Currículo do Cotidiano Escolar. Mediador: Luiz Cláudio Medina – Conselheiro Tutelar de São Pedro da Aldeia. 12:00 – Almoço 13:30 – Desenvolvimento bio e psicossocial das crianças e dos adolescentes: a construção de limites e exercício da autoridade saudável.
• Moises Groisman - médico - psiquiatra, psicanalista e terapeuta de família. Um dos pioneiros da terapia familiar no Brasil, atuando como terapeuta de família, casal, criança e adolescente desde 1983. É membro da ATF-RJ (Associação de Terapia Familiar do Rio de Janeiro), da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar), da AFTA (American Family Therapy Academy) e da IFTA (International Family Therapy Association).
• Mediador: Adalberto Ricardo – Conselheiro Tutelar Suplente de Cabo Frio.
14:30 – Debate
15:30 – intervalo
08:00 – Chegada e credenciamento
09:00 - Igualdade de condições para acesso e permanência na escola: enfrentamento ao bullyinge à evasão escolar
• Inês Barbosa de Oliveira – Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora do ensino fundamental por 15 anos. Atualmente é professora associada da Uerj e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atua no campo de estudos do Currículo do Cotidiano Escolar. Mediador: Luiz Cláudio Medina – Conselheiro Tutelar de São Pedro da Aldeia. 12:00 – Almoço 13:30 – Desenvolvimento bio e psicossocial das crianças e dos adolescentes: a construção de limites e exercício da autoridade saudável.
• Moises Groisman - médico - psiquiatra, psicanalista e terapeuta de família. Um dos pioneiros da terapia familiar no Brasil, atuando como terapeuta de família, casal, criança e adolescente desde 1983. É membro da ATF-RJ (Associação de Terapia Familiar do Rio de Janeiro), da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar), da AFTA (American Family Therapy Academy) e da IFTA (International Family Therapy Association).
• Mediador: Adalberto Ricardo – Conselheiro Tutelar Suplente de Cabo Frio.
14:30 – Debate
15:30 – intervalo
15:45 – Atenção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e Violência Sexual: Protocolos e Cuidados Éticos no Atendimento
• Jeanne Lima – Assistente Social, Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Saúde Pública. Possui aperfeiçoamento profissional em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos. Professora de Serviço Social e Saúde da Mulher. Experiência em gestão de políticas públicas e projetos sociais na área de saúde da criança, adolescente e mulher e na capacitação de profissionais de saúde e da segurança pública no atendimento às mulheres e adolescentes em situação de violência sexual.
• Fernanda de Oliveira Monteiro. Assistente Social, Especialista em Saúde Mental Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa pelo IPUB UFRJ, Mestre em Política Social UFF
• Mediadora: Ivana Souza – Conselheira Tutelar do Rio de Janeiro – Zona Sul
16:45 - Debate
17:45 - Término dos trabalhos do Dia
18:00 - Abertura Oficial
• Jeanne Lima – Assistente Social, Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Saúde Pública. Possui aperfeiçoamento profissional em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos. Professora de Serviço Social e Saúde da Mulher. Experiência em gestão de políticas públicas e projetos sociais na área de saúde da criança, adolescente e mulher e na capacitação de profissionais de saúde e da segurança pública no atendimento às mulheres e adolescentes em situação de violência sexual.
• Fernanda de Oliveira Monteiro. Assistente Social, Especialista em Saúde Mental Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa pelo IPUB UFRJ, Mestre em Política Social UFF
• Mediadora: Ivana Souza – Conselheira Tutelar do Rio de Janeiro – Zona Sul
16:45 - Debate
17:45 - Término dos trabalhos do Dia
18:00 - Abertura Oficial
Sábado – 08.04.2017
08:45 - Chegada
08:45 - Chegada
09:00 - Integração Operacional para o Atendimento ao Adolescente a quem se Atribua Ato Infracional e o Sistema Municipal de Ações Socioeducativas e o PPCAAM – Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.
• Pedro Pereira, Coordenador Executivo do CEDECA RJ. Bacharel em Direito, Mestre em Ciências Penais, Doutorando do Programa de Pós -Graduação em Serviço Social.
• Vera Cristina Souza, Bacharel em Direito. Coordenadora do PPCAAM RJ.
• Mediadora: Jodilce Gomes – Conselheira Tutelar de São João da Barra.
10:30 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Roda de Conversa sobra as Atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente e a Relação com o Conselho Tutelar
• Sérgio Henrique Teixeira – Psicólogo, mestrando em Psicologia Clínica e Assessor da Acterj.
• Mediadora: Ana Rosa – Conselheira Tutelar de São João de Meriti
15:30 – Intervalo
15:45 - A Psicodinâmica no Uso e Abuso de Drogas e a Rede de Atenção às Crianças, Adolescentes e Famílias.
• Alan Christi Vieira Rocha, Professor, Psicólogo e Neurocientista
• Mediadora: Camila Monteiro – Conselheira Tutelar de Mesquita.
16:45 – Debate
18:00 – Término dos trabalhos do Dia
18:15 – Reunião da Diretoria da Acterj
20:00 – Encerramento da Reunião da Acterj
Domingo – 09.04.2017
08:30 - Chegada
09:00 – Assembleia da ACTERJ Escolha do Representante para o Fórum Nacional Permanente de Conselheiros Tutelares Escolha do Próximo Município Sede para o LXVII Fórum Estadual Apresentação e aprovação dos novos filiados Informes e encaminhamentos Assuntos Gerais
12:00 – Final do Encontro
• Pedro Pereira, Coordenador Executivo do CEDECA RJ. Bacharel em Direito, Mestre em Ciências Penais, Doutorando do Programa de Pós -Graduação em Serviço Social.
• Vera Cristina Souza, Bacharel em Direito. Coordenadora do PPCAAM RJ.
• Mediadora: Jodilce Gomes – Conselheira Tutelar de São João da Barra.
10:30 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Roda de Conversa sobra as Atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente e a Relação com o Conselho Tutelar
• Sérgio Henrique Teixeira – Psicólogo, mestrando em Psicologia Clínica e Assessor da Acterj.
• Mediadora: Ana Rosa – Conselheira Tutelar de São João de Meriti
15:30 – Intervalo
15:45 - A Psicodinâmica no Uso e Abuso de Drogas e a Rede de Atenção às Crianças, Adolescentes e Famílias.
• Alan Christi Vieira Rocha, Professor, Psicólogo e Neurocientista
• Mediadora: Camila Monteiro – Conselheira Tutelar de Mesquita.
16:45 – Debate
18:00 – Término dos trabalhos do Dia
18:15 – Reunião da Diretoria da Acterj
20:00 – Encerramento da Reunião da Acterj
Domingo – 09.04.2017
08:30 - Chegada
09:00 – Assembleia da ACTERJ Escolha do Representante para o Fórum Nacional Permanente de Conselheiros Tutelares Escolha do Próximo Município Sede para o LXVII Fórum Estadual Apresentação e aprovação dos novos filiados Informes e encaminhamentos Assuntos Gerais
12:00 – Final do Encontro
ATENÇÃO:
- Pré-inscrição obrigatória através do site: www.acterj.org.br;
- Local sujeito a lotação.
- Somente caberá inscrição no local do evento caso o número previsto não tenha sido contemplado.
- Taxa de inscrição R$ 80,00 (oitenta reais) a ser pago no local do evento.
- Somente terá acesso ao evento aqueles que estejam devidamente credenciados, sendo o uso do crachá obrigatório durante todo o evento
- Só serão isentos da taxa de inscrição os sócios da ACTERJ que estiverem em dia com a mensalidade.
- Caberá ao Conselho Tutelar do Município sede do evento a indicação do quantitativo de 10% do local do evento para profissionais e alunos do Município da cidade sede do evento.
- Só será concedido o certificado ao participante com o mínimo de 75% de presença no evento e com inscrição realizada até 12:00h de sábado.
- Só poderá utilizar o alojamento (0800) o Conselheiro que apresentar o termo de compromisso devidamente preenchido.
- A tesouraria funcionará até às 16:00h do sábado, horário limite das novas filiações.
- Os certificados da rede local serão entregues a partir de 18:00h de sábado e os certificados dos conselheiros tutelares e demais participantes deverão ser entregues a partir do encerramento da assembleia de domingo.
- Tragam brindes de seus municípios, para serem sorteados para os participantes.
- Local sujeito a lotação.
- Somente caberá inscrição no local do evento caso o número previsto não tenha sido contemplado.
- Taxa de inscrição R$ 80,00 (oitenta reais) a ser pago no local do evento.
- Somente terá acesso ao evento aqueles que estejam devidamente credenciados, sendo o uso do crachá obrigatório durante todo o evento
- Só serão isentos da taxa de inscrição os sócios da ACTERJ que estiverem em dia com a mensalidade.
- Caberá ao Conselho Tutelar do Município sede do evento a indicação do quantitativo de 10% do local do evento para profissionais e alunos do Município da cidade sede do evento.
- Só será concedido o certificado ao participante com o mínimo de 75% de presença no evento e com inscrição realizada até 12:00h de sábado.
- Só poderá utilizar o alojamento (0800) o Conselheiro que apresentar o termo de compromisso devidamente preenchido.
- A tesouraria funcionará até às 16:00h do sábado, horário limite das novas filiações.
- Os certificados da rede local serão entregues a partir de 18:00h de sábado e os certificados dos conselheiros tutelares e demais participantes deverão ser entregues a partir do encerramento da assembleia de domingo.
- Tragam brindes de seus municípios, para serem sorteados para os participantes.