Errata da Convocatória LXVII Fórum Estadual Permanente de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro

A Associação de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado Rio de Janeiro - ACTERJ, a Regional Médio Paraíba e Baía de Ilha Grande e o Conselho Tutelar do Município de Itatiaia, convocam os (as) Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, a participarem do:   LXVII Fórum Estadual Permanente de  Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro  

Tema: “Políticas Públicas para a Prevenção e Atenção ao Uso e Abuso de Drogas” Lema: Pela Saúde, Liberdade e Vida! Data:30/06, 01 e 02/07 de 2017  

Local: Casa de Cultura de Itatiaia Rua Antonio Gomes de Macedo, 331 – Centro – Itatiaia  

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – dia 30.06.2017  

08:00 – Chegada e credenciamento

09:00 – Integração Intersetorial para o Enfrentamento, Prevenção e Atenção ao Uso e
• Alba Zaluar – Cientista Social, Mestre e Doutora em Antropologia Social. Foi professora titular de Antropologia do Instituto de Medicina Social. coordenou o Núcleo de Pesquisa em Violências (NUPEVI) com inúmeras pesquisas quantitativas e qualitativas no tema das violências doméstica, policial, urbana, vinculada ao tráfico de drogas.

11: 00 – Debate

12:00 – Almoço

13:30 – História do Enfrentamento às Drogas no Brasil: modelos, métodos e instituições.
• Deputada Estadual Martha Rocha – Pós graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá, como também em Administração Pública e especialização em Direitos Humanos.  
Ex Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

14:30 – Debate

15:30 – Intervalo

15:45 – Diagnóstico do Uso e Abuso de Drogas no Brasil: repercussões no cotidiano da criança e do adolescente 
• Joana Iabrudi Carinhanha - enfermeira obstétrica, doutora em enfermagem pela UERJ e Professora do Departamento Materno-infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

16:45 – Debate

17:45 – Conclusão do Bloco. 18:00 – Abertura Oficial do Fórum  

SÁBADO – dia 01.07.2017  

09:00 – Fortalecendo as Redes para a Implementação de Políticas Públicas para a Prevenção e Atenção ao Uso de Drogas: desafios e possibilidades.
• Alan Christi Vieira Rocha, Professor, Psicólogo e Neurocientista.
• Nilce Totino – Al-Anon do Brasil

11:00 – Debate

12:00 – Almoço

13:30 – Métodos e Procedimentos do Atendimento do Conselho Tutelar ao Usuário de Drogas.
• Carlos Alberto de Lima – Ex-conselheiro Tutelar de Vassouras, Vicepresidente da Acterj e Diretor da Casa de Acolhimento de Vassouras

14:30 – Debate

15:30 – Intervalo

15:45 – A “Viagem do Adolescente”: Adeus Drogas
• Douglas Naegele – Professor. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalística, pelo Instituto de Psicologia Puc/Rio, com diversas publicações acadêmicas sobre o tema Dependência Química.

16:45 – Debate

17:45 – Conclusão dos trabalhos  

18:00 – Reunião da Diretoria da Acterj

20:00 – Final da reunião da Diretoria da Acterj  

DOMINGO - 02.07.2017

08:00 – Chegada

09:00 – Roda de Conversa: Estudos de Casos e Método de Atendimento do Conselho Tutelar.

10:30 - Assembléia da Acterj Escolha do Próximo Município Sede para o LXIX Fórum Estadual Apresentação e aprovação dos novos filiados Informes e encaminhamentos Assuntos Gerais  

12:00 – Encerramento   

ATENÇÃO:  

- Pré-inscrição obrigatória através do site: www.acterj.org.br;
- Local sujeito a lotação.  - Somente caberá inscrição no local do evento caso o número previsto não tenha sido contemplado. - Taxa de inscrição R$ 80,00 (oitenta reais) a ser pago no local do evento.
- Somente terá acesso ao evento aqueles que estejam devidamente credenciados, sendo o uso do crachá obrigatório durante todo o evento
- Só serão isentos da taxa de inscrição os sócios da ACTERJ que estiverem em dia com a mensalidade.
- Caberá ao Conselho Tutelar do Município sede do evento a indicação do quantitativo de 10% do local do evento para profissionais e alunos do Município da cidade sede do evento.
- Só será concedido o certificado ao participante com o mínimo de 75% de presença no evento e com inscrição realizada até 12:00h de sábado.
- Só poderá utilizar o alojamento (0800) o Conselheiro que apresentar o termo de compromisso devidamente preenchido.
- A tesouraria funcionará até às 16:00 do sábado, horário limite das novas filiações.
- Os certificados da rede local serão entregues a partir de 18:00 de sábado e os certificados dos conselheiros tutelares e demais participantes deverão ser entregues a partir do encerramento da assembleia de domingo.
- Tragam brindes de seus municípios, para serem sorteados para os participantes. 

 


Baixar Arquivo

acterj@gmail.com
EM BREVE
Rua do Ouvidor, 183 - Sala 505
Centro - Rio de Janeiro - RJ