O CEDECA RIO DE JANEIRO com apoio e parceria da KNH – KINDERNOTHILFE (KNH) – Regional SE/CO e estado da Bahia e Regional Nordeste, tem a honra de apresentar o “Relatório de Pesquisa sobre a Situação dos Direitos da Criança e do Adolescente” e o “Relatório Participativo da Sociedade Civil sobre os Direitos da Criança e do Adolescente” produzido por Crianças e Adolescentes dos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
Os relatórios fazem parte do Projeto “Relatório Alternativo em relação ao cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança – CDC pelo Estado brasileiro” apoiado por Kindernothilfe (KNH) em parceria de Misereor – Gemeinsam Global Gerecht.
O projeto é coordenado por Pedro Pereira e Clayse Moreira e Silva, com a consultoria e coordenação da pesquisa de Michelle Gueralti.
O relatório de pesquisa contou com a colaboração dos seguintes pesquisadores(as): Alessandra Cordovil da Luz, Carolina Terra, Claudio Augusto Vieira da Silva, Eduardo Ramos, Hannah Zuquim Aidar Prado, Michelle Gueraldi, Sérgio Henrique Teixeira e Thayane Fernandes.
O relatório participativo teve a contribuição das seguintes organizações: Cervac – Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Recife-PE), Grupo Curumim – Recife – PE, Acari – Associação Civil de Articulação para a Cidadania (Petrolina – PE), Cipó – Comunicação Interativa (Bahia), MOC – Movimento de Organização Comunitária (Bahia), Instituto Aliança com o Adolescente (Bahia), Avante Educação e Mobilização Social. (Bahia), Instituto Terre des Hommes Brasil (Fortaleza – CE), Ficar de Bem (São Paulo), Núcleo Espiral (São Paulo), Fundação Angélica Goulart. (Rio de Janeiro), CEDECA RIO DE JANEIRO.
Pesquisadora: Thayane Fernandes Coordenação da Pesquisa: Michelle Gueraldi
Está sendo finalizada a revisão e tradução do III RELATÓRIO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA NO BRASIL (2013-2021), construido coletivamente por 64 Organizações da Sociedade Civil e 11 Universidades, sob a coordenação do CEDECA Rio de Janeiro e da Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – ANCED (SEÇÃO DCI BRASIL), com apoio de Kindernothilfe (KNH) em parceria de Misereor – Gemeinsam Global Gerecht.
Este relatório será enviado juntamente com o relatório participativo ao Comitê dos Direitos da Criança da ONU.
Leia o Relatório de Pesquisa sobre a Situação dos Direitos da Criança e do Adolescente CLICANDO AQUI
Leia o Relatório Participativo da Sociedade Civil sobre os Direitos da Criança e do Adolescente CLICANDO AQUI