A ACTERJ - Associação de Conselheiros Tutelares do Estado Rio de Janeiro, a Regional Norte e os Conselhos Tutelares do Município de Campos dos Goytacazes, convocam os (as) Conselheiros e ex-Conselheiros (as) Tutelares do Estado do RJ, a participarem do LXIV Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro.
Tema: Defesa e Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária.
Lema: Promover e Garantir o Espaço Vital de Amparo, Afeto, Segurança e Cuidados!
Data: 26 a 28 de agosto de 2016
Local : Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes
Realize sua pré-inscrição no site: WWW.ACTERJ.ORG.BR
P R O G R A M A Ç Ã O
Sexta-feira – 26/08/2016
08:00 - Chegada e credenciamento
09:00 – Escola Ensina ou Educa? O que é Educação e a Interação Família e Comunidade Escolar.
Alexandra Coelho Pena – Psicóloga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia e Doutora em Educação; Experiência nas áreas de Psicologia Escolar, Educação Infantil, Formação de Professores e Pesquisa.
12:00 - Almoço
13:30 - A Família: um processo social e histórico em construção e desconstruções: arranjos e composições.
Ricardo Salztrager - Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Psicólogo, Mestre em Teoria Psicanalítica, Doutor em Teoria Psicanalítica.
14:30 - Debate
15:30 - intervalo
15:45 – Acolhimento institucional: princípios, fluxos e metodologia do atendimento e o MCA.
Pedro Henrique . Juiz da 1ª. Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro. Daniela Vasconcelos – Promotora de Justiça coordenadora do MCA
16:45 - Debate
17:45 - Término dos trabalhos do Dia
18:00 - Abertura Oficial
Sábado – 27/08/2016
08:45 – Chegada
09:00 – A Guarda Subsidiada de Crianças e Adolescentes (acolhimento familiar) e os Aspectos Psicossociais que Atravessam o Processo de Adoção.
Solange Diuana - Psicóloga,Terapeuta de Família, Perita Judicial.
10:30 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Conflitos Familiares, Alienação Parental e Mediações.
Giselle Câmara Groeninga – Psicóloga, mestre em Direito Civil, doutora em Direito, Diretora Nacional de Relações Interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM e Vice Presidente da Sociedade Internacional de Direito da Família
15:30 – Intervalo
15:45 – Desafios para a Deliberação e Implementação de Serviços e Programas Proteção, Apoio e Promoção da Família.
Andréa Baptista da Silva - Superintendente da Proteção Social Especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos
16: 45 – Debate
18:00 – Término dos trabalhos do Dia
18:15 – Reunião da Diretoria da Acterj
20:00 – Encerramento da Reunião da Acterj
Domingo – 28/08/2016
09:00 – Roda de Conversa Sobre as Atribuições e Atendimentos do Conselho Tutelar
10:00 – Assembleia da ACTERJ
Escolha do Próximo Município Sede para o LXV Fórum Estadual
Escolha do Diretor de Comunicação.
Apresentação e aprovação dos novos filiados
Informes e encaminhamentos
Assuntos Gerais
12:00 – Final do Encontro
ATENÇÃO:
- Pré-inscrição obrigatória através do site: www.acterj.org.br;
- Local sujeito a lotação.
- Somente caberá inscrição no local do evento caso o número previsto não tenha sido contemplado.
- Taxa de inscrição R$ 60,00 (sessenta reais) a ser pago no local do evento.
- Somente terá acesso ao evento aqueles que estejam devidamente credenciados, sendo o uso do crachá obrigatório durante todo o evento
- Só serão isentos da taxa de inscrição os sócios da ACTERJ que estiverem em dia com a mensalidade.
- Caberá ao Conselho Tutelar do Município sede do evento a indicação do quantitativo de 10% do local do evento para profissionais e alunos do Município da cidade sede do evento.
- Só será concedido o certificado ao participante com o mínimo de 75% de presença no evento e com inscrição realizada até 12:00h de sábado.
- Só poderá utilizar o alojamento (0800) o Conselheiro que apresentar o termo de compromisso devidamente preenchido.
- A tesouraria funcionará até às 16:00h do sábado, horário limite das novas filiações.
- Os certificados da rede local serão entregues a partir de 18:00h de sábado e os certificados dos conselheiros tutelares e demais participantes deverão ser entregues a partir do encerramento da assembléia de domingo.
- Tragam brindes de seus municípios, para serem sorteados para os participantes.